Histórico do Sindicato
A produção de sabão e velas é uma das mais tradicionais entre as atividades industriais de Pernambuco.
Em 26 de Setembro de 1934, na rua Barão de Triunfo na cidade do Recife, reuniram-se os sócios representantes de três firmas com a finalidade de fundar o sindicato dos fabricantes de sabão.
Nessa ocasião,foram mostrados as vantagens e benefícios para os integrantes da classe com a criação da entidade, motivo pelo qual todos os presentes aprovaram a fundação do sindicato e foi eleita a sua primeira Diretoria cujo Presidente foi o Sr. Antônio Barbosa Junior da firma: L.Barbosa e Cia Ltda, Secretário José Cavalcante dos Santos Araújo da firma: Santos Araújo Ltda, Tesoureiro Horacio d’Aquino Fonseca Irmãos da firma: Fonseca Irmãos Ltda e como Conselheiros Fiscais : Francisco de Assis Sá Leitão da firma: Santos Araújo Ltda, Armênio Barbosa da firma: L.Barbosa e Cia Ltda e Horacio d’Aquino Fonseca da firma: Fonseca Irmãos Ltda.
Em 29 de Dezembro de 1938, o sindicato filiou-se a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).
Em Janeiro de 1939,foi eleita nova Diretoria do Sindicato, onde ocorreu mudança apenas no conselho fiscal, fazendo parte os Senhores; José Paulo Alimonda da firma: G.B. Alimonda Irmãos, Francisco de Assis Sá Leitão da firma : Santos Araújo Ltda e Luiz Barbosa da firma: L.Barbosa e Cia Ltda
Em 05 de Junho de 1939, foi aprovada sua nova denominação para Sindicato da Indústria de Sabão e Velas do Recife, aprovado pelo Ministério do Trabalho (Carta Sindical em 10 de Janeiro de 1941).
Em 13 de Fevereiro de 1981, passou a ser Sindicato das Indústrias de Sabão e Velas no Estado de Pernambuco aprovado pelo Ministério do Trabalho (Carta Sindical ).