FONTE: FIEPE

A taxa de desocupação de Pernambuco no 3° trimestre de 2024 registrou 10,5%, a mais baixa desde o segundo trimestre de 2015, quando registrou 9,2%. Em comparação com o trimestre imediatamente anterior, houve uma redução de 1,0 ponto percentual (p.p.) e na comparação anual, a redução foi de 2,7 p.p. Apesar do bom resultado, Pernambuco permanece com a maior taxa de desocupação do país.

Entre os estados com as maiores taxas de desemprego estão Pernambuco (10,5%), Bahia (9,7%) e Rio Grande do Norte (8,8%). Por outro lado, Mato Grosso (2,3%), Santa Catarina (2,8%) e Rondônia (2,9%) registraram as menores taxas.

Em relação às grandes regiões, o Nordeste também registrou uma queda em sua taxa de desocupação na comparação trimestral, passando de 9,4% para 8,7%. Apesar da redução, o Nordeste continua apresentando a maior taxa de desemprego entre as cinco regiões do Brasil. Por outro lado, a Região Sul manteve a menor taxa de desocupação, com um índice de 4,1%.

Em relação ao Brasil, a taxa de desocupação no país caiu para 6,4%, registrando uma diminuição de 0,5 ponto percentual em comparação ao segundo trimestre e atingindo o menor nível desde o 4º trimestre de 2013, quando atingiu 6,3%. O número é o segundo menor nível desde o início da série histórica, iniciada em 2012.

Análise: A diminuição na taxa de desocupação pode ser explicada pela chegada do segundo semestre, quando as indústrias começam a contratar para aumentar a produção e formar estoques, preparando-se para o aumento do consumo no final do ano.

Com o mercado de trabalho mais dinâmico e o recente aumento do câmbio, a inflação no país pode subir. Isso implica que os juros podem aumentar, já que a Selic é usada pelo Banco Central para controlar a inflação. Com maior pressão inflacionária, a tendência é que a autoridade monetária mantenha os juros elevados para controlar a inflação.

Para mais detalhes, consultar o núcleo de economia da FIEPE pelos canais:

☎️ (81) 3412-8484/8491
📥 cezar.andrade@sistemafiepe.org.br
📥 denise.lopes@sistemafiepe.org.br

Gerência de Relações Industriais – FIEPE

Categorias: SINDILIMPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *