O novo fundo garantidor de crédito visa facilitar o acesso a financiamento para negócios de menor porte, ampliando oportunidades de crescimento e exportação para microempreendedores no Brasil.

FONTE: CONTÁBEIS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revelou na última sexta-feira (18), uma nova medida de estímulo à economia brasileira, focada no fortalecimento das micro e pequenas empresas. O presidente da instituição, Aloizio Mercadante, divulgou que o BNDES, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai disponibilizar R$ 9,4 bilhões para esse segmento. Os recursos serão acessados por meio de um fundo garantidor de crédito, com o objetivo de facilitar o financiamento de negócios que enfrentam dificuldades para obter capital em instituições financeiras tradicionais.

O anúncio foi feito durante o evento “Acredite no Seu Negócio”, realizado em São Paulo, como parte do programa Acredita. A iniciativa conta com o apoio de quatro ministérios, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), e do Sebrae.

Programa Acredita: crédito para setores vulneráveis

Lançado em abril de 2024, o Programa Acredita tem como objetivo democratizar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, com foco em trabalhadores informais, mulheres empreendedoras e famílias de baixa renda. A iniciativa é dividida em três eixos principais: capacitação, fomento ao empreendedorismo e criação de empregos. Durante o evento, Mercadante ressaltou que a inadimplência das pequenas e médias empresas ficou abaixo do esperado, o que permitirá ao BNDES liberar mais R$ 112 bilhões para o setor nos próximos anos.

Expansão do comércio exterior

O presidente do BNDES também mencionou uma nova parceria com a Apex Brasil, visando ampliar o apoio à exportação de produtos de micro e pequenas empresas. Segundo Mercadante, o mercado externo representa uma oportunidade imensa, com 92% das oportunidades comerciais localizadas fora do Brasil. Com o crescimento das plataformas digitais, as pequenas empresas têm cada vez mais possibilidades de internacionalizar seus produtos. Acredita no Primeiro Passo

Uma das principais linhas de crédito do Programa Acredita é o “Acredita no Primeiro Passo”, criado para atender trabalhadores informais e microempreendedores individuais. Com uma média de R$ 6 mil por operação, o programa já realizou 30 mil transações, e estima-se que até 2026 serão movimentados R$ 7,5 bilhões em microcrédito. A iniciativa também possui uma vertente voltada para projetos de sustentabilidade, o Eco Invest Brasil, que incentiva investimentos verdes, protegidos contra variações cambiais.

ProCred 360 e Desenrola Pequenos Negócios

Além do Acredita, foram destacados outros programas voltados para micro e pequenos empreendedores, como o ProCred 360, que oferece crédito a empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil, com taxas de juros inferiores às do mercado tradicional. Para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões, o programa Desenrola Pequenos Negócios oferece condições favoráveis para a quitação de dívidas, com descontos que podem chegar a 95% dos valores devidos.

Publicado por Juliana Moratto