FONTE: FIEPE

Reafirmando o compromisso do Sistema FIEPE com uma indústria mais diversa, equilibrada e representativa, foi lançado, nesta segunda-feira (28), o Comitê Feminino de Liderança Setorial. A iniciativa tem como objetivo discutir os desafios da participação feminina na indústria pernambucana e propor projetos e ações voltadas à visibilidade das mulheres no setor industrial. Com o auditório da Casa da Indústria lotado predominantemente por mulheres, o evento contou com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, e da presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP, Marta Livia Suplicy, que realizaram palestras e, ao final, responderam às perguntas do público presente, além da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Presidente da FIEPE, Bruno Veloso realizou a abertura do evento destacando que o grupo é fundamental na promoção de um ambiente industrial mais inclusivo, onde o protagonismo feminino é reconhecido, incentivado e valorizado. “Ao dar voz e espaço às mulheres do setor produtivo, o comitê não apenas destaca talentos, mas também impulsiona inovação, amplia horizontes e contribui de forma concreta para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social da nossa região”, afirmou.

Para a 1ª diretora financeira da FIEPE e presidente do Comitê, Caroline Peixoto, o lançamento marca um passo firme em direção a um setor mais diverso, justo e representativo. “O comitê, hoje, é formado por mulheres de diferentes segmentos e unidas por um propósito comum: abrir caminho e ampliar a presença feminina em espaços estratégicos. Essa é uma causa coletiva, que exige colaboração e escuta, mas, principalmente, ação, para romper velhos padrões”, destacou.

Como primeira mulher governadora de Pernambuco, Raquel Lyra afirmou que não poderia estar em outro local nesta noite que não no lançamento do Comitê. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do Sistema FIEPE e enfatizar a importância de colocar a pauta feminina em foco, para que a gente consiga uma inclusão cada vez maior das mulheres e um reconhecimento também maior”.

Primeira palestrante da noite, Marta Livia Suplicy apresentou o trabalho realizado pelo Conselho Superior Feminino (Confem), que debate, realiza estudos e propõe incentivos para uma maior participação das mulheres na indústria. “Esse comitê que nasce aqui é o pontapé para que a gente saia da discussão e entre para a ação. É importante que se diga que não queremos disputa, a gente quer mudança de cultura. Então, a minha mensagem é: colaborem com esse comitê, ajudem na geração e na criação de políticas públicas porque só assim conseguiremos um país mais justo e igualitário para as mulheres”.

Durante sua palestra, a ministra Cármen Lúcia destacou que espaços como o Comitê Feminino de Liderança Setorial servem para educar e, assim, conseguirmos ser um outro tipo de sociedade e transformar uma cultura. “O olhar precisa ser plural, por isso, não há democracia feita apenas por machos. E, sim, as mulheres querem ter melhores condições de trabalho, mas a vida não é feita só de trabalho. Não queremos ser só guerreiras, nós queremos ter a hora da alegria e da festa também, então é preciso que a igualdade exista literalmente e formalmente”, afirmou.

O encontro, que teve mediação da pesquisadora do Senai-PE Fátima Brayner, contou ainda com a participação da diretora regional, Camila Barreto, e a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, além do diretor administrativo da FIEPE, Sebastião Pontes, do superintendente, Israel Erlich, e dirigentes da Federação e sindicatos.

FIEPE – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco

Categorias: SINDILIMPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *