FONTE: BLOG NEGÓCIOS E INFORMES

Levantamento apontou em julho que viagens aéreas foi o principal setor que puxou este resultado, com alta de 228%

Pernambuco registrou alta no consumo das classes C e D em 14% no mês de julho em comparação ao mês de junho. O aumento foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento de gastos em 228% com viagens aéreas.

O incremento foi superior à média nacional, de 8%, e alcançou o maior patamar entre os estados do Nordeste. Os números foram divulgados através da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica.

Além do expressivo aumento no setor Companhias Aéreas de 228%, também foram destaques em Pernambuco os segmentos de: Prestadores de Serviços (41%), Serviços (17%), Supermercado (16%), Restaurante (12%), Lojas de Artigos Diversos (3%) e Telecomunicação (2%).

Por outro lado, as classes C e D em Pernambuco gastaram menos com Automóveis e Veículos (-31%), Rede Online (-17%), Hotéis e Motéis (-13%), Lojas de Roupas (-9%), Transporte (-6%), Combustível (-5%) e Drogaria/Farmácia (-1%).

Resultados nacionais

No levantamento, todas as regiões do Brasil mostraram aumento no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).

Nacionalmente, os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45%). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%).

Expectativa positiva

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirmou que o consumo das famílias mostrou uma melhora em julho. “Esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto”, afirma a executiva.

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%), seguido de Restaurante (13,7%), Lojas de Artigos Diversos (10,2%), e Combustível (6,8%).

Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.

Realizado mensalmente, o levantamento tem o intuito de traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo. 

Por Folha de Pernambuco – Foto: Pixabay

Categorias: SINDILIMPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *