Secretária de Saúde anuncia vacinação para outros grupos de adolescentes em Pernambuco
Estado informou, nesta terça (17), que serão imunizadas pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, além de jovens em unidades para infratores, grávidas e puérperas.
Por G1 PE
O governo de Pernambuco liberou, nesta terça (17), a vacinação contra Covid-19 para adolescentes com deficiências permanentes, doenças pré-existentes e jovens que estão em instituições para infratores. Também serão contempladas grávidas e mulheres no período de um ano após o parto. Esse público beneficiado têm entre 12 e 17 anos (veja vídeo acima).
De acordo com o estado, essa decisão foi tomada pela câmara técnica da Comissão Intergestora Bipartite. O informe deve ser publicado na edição de quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE).
A medida segue a determinação da Lei Federal 14.190 de 29 de julho de 2021, que incluiu essa população como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Por meio de nota, o governo informou que as primeiras doses para esse público fazem parte do lote da Pfizer/BioNtech, que chegou ao estado na segunda-feira (16).
Estado liberou vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos de vários grupos — Foto: Reprodução/TV Globo
O calendário de agendamento da imunização desses grupos depende de cada município, segundo o governo. As prefeituras deverão levar em conta a quantidade de doses em estoque.
Segundo a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, os demais adolescentes serão beneficiados com a imunização “de maneira gradativa” e de acordo com as próximas pautas do Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que os municípios devem organizar a vacinação por meio de cadastramento prévio desse público.
São consideradas integrantes de grupos de comorbidades as pessoas que tenham alguma das seguintes condições:
Imunossuprimidos e transplantados;
Síndrome de Down;
Pessoas vivendo com HIV;
Doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
Obesidade mórbida;
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndromes coronariana;
Valvopatias;
Miocardiopatias e peri cardiopatias;
Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênita no adulto;
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
Doença cerebrovascular;
Doença renal crônica estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica;
Anemia Falciforme;
Cirrose hepática;
Pessoas com deficiência permanente.
Covid em Pernambuco
Mais 584 casos e 15 óbitos provocados pela Covid-19 foram confirmados em Pernambuco nesta terça-feira (17). Com isso, desde março de 2020, quando houve os primeiros registros da doença, o estado totalizou 601.076 infectados e 19.188 mortos por causa do novo coronavírus.
Acordo prevê R$ 2,7 bilhões para financiar projetos estratégicosFONTE: AG. BRASIL Agência Brasil Rio de Janeiro O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou, nesta terça-feira, (19) durante a Cúpula de Líderes do Leia mais…
FONTE: CONTÁBEIS Decisão do STF proporciona benefícios diretos para os contribuintes.O Supremo Tribunal Federal (STF) validou o uso de créditos de precatórios para quitar dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , abrindo novas Leia mais…
Número de notificações para a regularização cresceu 31,72% em um ano e empresas tem até final de novembro para fazerem verificação de divergência de informações e retificação. FONTE: CONTÁBEIS As notificações para as empresas regularizarem Leia mais…
0 comentário